Soluções econômicas para o projeto arquitetônico do seu negócio

Soluções econômicas para o projeto arquitetônico do seu negócio

Se um comerciante chamar mais de um marceneiro e, mostrando uma mesma parede explicar que quer executar estantes, não tenho dúvida de que cada marceneiro irá propor uma estante diferente: um acha melhor reforçar a estrutura, o outro acha melhor prateleiras móveis, algum incluirá gavetas e outro ainda irá sugerir um acabamento de melhor qualidade. Dessa forma, cada um deles irá apresentar um orçamento diferente de estantes diferentes.  

Quando se desenvolve um projeto de arquitetura, ele se ajusta às necessidades específicas de cada cliente. Seguindo no caso da estante do comerciante, prateleiras são mais baratas que  portas e gavetas mas, se o cliente precisa de uma área de armazenamento dos produtos não expostos, abrir mão de portas não é uma flexibilização que não poderia ser feita ou o projeto deixaria de atender às suas necessidades. Portanto, quando se chega à etapa de orçamentos, o cliente tem clareza do que, exatamente, ele precisa nos orçamentos.  

Uma das grandes vantagens de um gerenciamento de projeto de arquitetura é justamente a possibilidade de pesquisar fornecedores e orçamentos diferentes para exatamente a mesma coisa. Um mesmo desenho detalhado consegue garantir que a pesquisa não seja de opiniões de fornecedores, mas de preços para o mesmo produto e serviço, reduzindo custos da obra e garantindo sua qualidade e eficiência.

A partir do projeto, geram-se listas de materiais de construção, acabamentos, equipamentos com quantidades, marcas, medidas e ainda características genéricas que devam ser observadas. Dessa forma, o cliente tem a liberdade de pesquisar diferentes fornecedores e pode contar com a ajuda do escritório de arquitetura para escolher aquele que melhor lhe atende em critérios pré definidos como preço, qualidade, durabilidade, resistência, etc.

Por fim,quando o arquiteto identifica que o custo do item está mais alto do que o pretendido, há o recurso de rever o projeto a partir de orientações do próprio fornecedor de  forma a simplificar e baratear a execução. Tira-se o melhor proveito possível das características dos materiais, revendo o acabamento, ajustando medidas para redução de perdas, etc.

O projeto pode, de fato, gerar economia na obra ao permitir a visão do todo, para que se possa tomar decisões sobre onde investir mais e onde economizar. Dessa forma, não só Budget original pode ser respeitado como pode ainda ser reduzido, permitindo economia sem perder nem em qualidade e nem em funcionalidade.

No Comments


Leave a Reply

Your email address will not be published Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba novidades sobre arquitetura!