O que priorizar em um projeto de arquitetura

O que priorizar em um projeto de arquitetura

Espaços projetados por arquitetos costumam chamar a atenção pela beleza. No entanto, a aparência jamais será a principal preocupação de um projeto. Além da funcionalidade, que é a primeira coisa a se pensar e o mínimo que se espera de um espaço, a escolha de materiais de construção e acabamentos traz consigo consequências que devem ser equacionadas no conjunto, tais como maior ou menor necessidade de manutenções, resistência, durabilidade, adequação ao uso esperado, etc

Seria lindo, mas nada prático, utilizar um carpete numa sala de espera de uma oficina mecânica, ou um papel de parede super delicado num corredor estreito em que as pessoas esbarram na parede constantemente. Dessa forma, quando se faz um projeto de arquitetura comercial é essencial ter em mente que o espaço estará exposto a muito mais usuários que numa residência. Isso, e não apenas a aparência, é que deverá direcionar a escolha dos materiais de construção e acabamentos.

A escolha de materiais com baixa durabilidade pode exigir substituições e reformas frequentes. Toda obra, de uma forma ou de outra, cria problemas e prejuízos: lojas parcialmente isoladas, convivendo com a obra, fechadas por alguns dias, escritórios inacessíveis em alguns períodos, obras noturnas com custo de mão de obra alto. Além disso tudo, em tempos em que buscar materiais sustentáveis é extremamente importante, produzir entulho e descartes não demonstra nenhuma responsabilidade ambiental.

Dessa forma, um bom projeto de arquitetura comercial deve considerar materiais que atendam à performance técnica esperada deles, com boa durabilidade, baixa manutenção, de preferência com baixo impacto ambiental e com um resultado que seja bonito, confortável e funcional, não resta dúvida que não dá para pensar em fazer obra sem projeto. Um bom arquiteto é sempre o primeiro passo para uma obra rápida, tranquila, econômica e com bom resultados.

No Comments


Leave a Reply

Your email address will not be published Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba novidades sobre arquitetura!